quinta-feira, 17 de abril de 2014

2ª SEMANA DO CURSO REDES DE APRENDIZAGEM - PROINFO INTEGRADO - 17 A 25 DE ABRIL

UNIDADE 1 - CULTURA MIDIÁTICA E A ESCOLA - Atividade 4 - Interagindo na Rede

Atividade Prática: Utilização do Google Docs - Apresentação - para criar slides, em trios, à distância.

Observem os e-mails da lista abaixo. A Formadora Mônica, aleatoriamente, reuniu 3 pessoas para interagirem em grupo.

A tarefa é:

1. Conhecer quem são os "donos dos e-mails", enviando mensagens uns aos outros, se apresentando (dizendo seu nome e local onde trabalha).
2. Apresentações feitas, vamos à atividade propriamente dita: o trio deverá se comunicar, via e-mail, para decidir que será o conteúdo curricular (de qualquer ano e qualquer disciplina) para criar 7 slides, utilizando a ferramenta "Apresentação", do google docs. Podem colocar textos, imagens, áudio, vídeo, tabelas nos slides.
3. O líder que enviará e compartilhará, inicialmente, o primeiro slide está assinalado com cor amarela.
4. Lembrem-se que vocês irão criar uma sequência de slides para ensinar um conteúdo curricular para os alunos. Portanto, como autores, façam a adequação da linguagem ao "ano de escolaridade escolhido por vocês: alunos do 1º ano ou alunos do 9º ano, são propostas diferentes. Vocês estarão produzindo uma aula, por meio de slides, para eles entenderem melhor o referido conteúdo.
5. Quando os slides estiverem prontos, o líder enviará o trabalho concluído, em nome do trio, para a Formadora Mônica - monicaredesproinfo@gmail.com
65. Caminho da Ferramenta de Apresentação do Google Docs:

a) O lider acessará o seu gmail.
b) Clica em "drive" e em "criar".
c) Depois, clica em "apresentação".
d) Cria o primeiro slide, com o título do conteúdo curricular e o nome dos 3 componentes do grupo.
e) Clica em "compartilhar".
f) Ativa o "público", com possibilidade de "editar, quem tiver acesso ao link"
g) Envia aos e-mails dos outros dois colegas do grupo, deixando ativa a possibilidade de "pode editar".

*** Se tiverem dificuldades, entrem em contato com a Formadora Mônica.

Esta atividade deverá ser desenvolvida até o dia 25 de abril. Neste dia o "lider do grupo", com a aprovação dos outros dois colegas de grupo, terá o compromisso de enviar para a Formadora Mônica: monicaredesproinfo@gmail.com para que ela faça o checklist de tarefas cumpridas.

GRUPOS (TRIOS)

adriana.depinho@gmail.com;dricaolivi@gmail.com;anacarinepereira@gmail.com - SLIDES - O LIXO

antoniavsouza@gmail.com;araciarav@gmail.com;camilla.siedschlag@gmail.com SLIDES - MATEMÁTICA SEQUÊNCIA NUMÉRICA

carla.paw@gmail.com;catiareginabun@gmail.com;portelaclara2@gmail.com SLIDES - ESPAÇOS SAGRADOS

elenflowers@gmail.com;eniaprofessora@gmail.com;cleiarosi.winter@gmail.com - SLIDES - LOCALIZAÇÃO DE SANTA CATARINA

leandroprofessorjlle@gmail.com;sestrem.marcelo@gmail.com;mariprofa@gmail.com SLIDES - ESPAÇOS SAGRADOS

monica.asquino@gmail.com;naracorina@gmail.com;p.scheffer3@gmail.com SLIDES - SISTEMA DIGESTÓRIO

walter.edfisica@gmail.com;wollaston74@gmail.com;virginia.boldo@gmail.com;lucilenenana@gmail.com
SLIDES - COPA DO MUNDO - FIFA 2014


DICA DE UMA DAS COLEGAS DE CURSO, PARTICIPANTE DA CONSTRUÇÃO COOPERATIVA:

Funcionou super bem a atividade colaborativa!  Eu e a Denise fizemos alguns ajustes simultaneamente, em tempo real através do chat do google drive. Íamos conversando, trocando ideias, sugestões, 
dúvidas e alterando em tempo real os slides. Bem bacana!

Um abraço,

Elaine H. Bisewski.

UNIDADE 1 - CULTURA MIDIÁTICA E A ESCOLA - Atividade 5 - Refletindo sobre as Possibilidades Pedagógicas da Ferramenta Voki (Construtor de Avatar - Identidade Visual).

Atividade Prática: Pense sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do construtor de avatar para o ensino. No link "COMENTÁRIOS" (localizado abaixo desta postagem), faça uma breve indicação aos colegas de uma atividade pedagógica na qual você poderia aplicá-la.

Exemplos da Formadora Mônica:

"Eu utilizaria o site do voki.com para que meus alunos criassem seus avatares para indicar um livro lido, aos colegas de sua própria turma ou de outra turma e os publicaria no blog da escola."

ou, se eu fosse professora de língua estrangeira na escola,

"Eu utilizaria o site do voki.com para que meus anos criassem seus avatares e se apresentassem utilizando ´língua inglesa".

ou, ainda, se eu fosse professor de educação física na escola,

"Eu utilizaria o site voki.com para que meus alunos criem seus avatares e expliquem as regras de um jogo de damas, por exemplo."

_______________________________________________________________________________

Tipos de atividades desenvolvidas na 2ª semana de curso: Construção coletiva de slides à distância e indicação pedagógica de ferramenta para criação de avatar.
Responsável: Formadora Mônica Schüler Menslin
Disponíveis de 17/04/2014 até 25/04/2014.


31 comentários:

  1. Bom dia pessoas queridas eu indicaria a professora de inglês e também para declamar poesias propondo aos alunos dos 5º anos, pois eles gostam de atividades diferentes, e com certeza o empenho seria notório. Um abraço Patricia Scheffer

    ResponderExcluir
  2. Bom dia colegas! A minha sugestão seria trabalhar o voki.com com alunos do 4º ano, disciplina de História, onde eles iriam apresentar um breve histórico de sua vida (seu nome, idade, nome dos pais, onde nasceu, o que mais gosta de fazer, de brincar, qual a sua rotina, fazendo um comparativo com as atividades que eram desenvolvidas pelos seus pais, na época deles).

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! A ferramenta seria útil e prazerosa na construção do autorretrato e autobiografia na disciplina de Língua Portuguesa com o 6º ano, trabalhando gêneros literários.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem. Eu indicaria a ferramenta para o 1º ano, para que o avatar contasse um história infantil para as crianças, que nesta idade gostam muito de ouvi-la. Seria uma maneira diferente para aprenderem e gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Minha sugestão seria de criar um avatar para contação de histórias das produções de textos realizados pelos alunos dos quintos anos.
    Como eles ainda tem certo receio da apresentação seria mais prático criar a voz

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal! Utilizaria o voki.com para os alunos criarem seus avatares, e dizer que atividades gostariam que fossem realizadas durante o recreio, para utilizar este momento mais atrativo, com cooperação e integração.

    ResponderExcluir
  7. Eu indicaria para a professora de Ensino Religioso para que os alunos criasse os avatares e através deles apresentassem informações sobre as diferentes religiões e/ou crenças e suas características principais.

    ResponderExcluir
  8. Outra sugestão que eu poderia dar. seria para a professora do 1º ano para que os aluninhos criassem seu avatar e explicassem porque seus pais lhe deram esse nome.

    ResponderExcluir
  9. Olá..... o Voki poderia ser utilizado para várias atividades lúdicas como: contação de história, apresentação de produção textual, construção de diálogos, apresentação de conteúdos temáticos entre outro...........
    Abraços.........

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu utilizaria o site o voki.com para que meus alunos do 6º ano criem seus avatares, falem sobre a importância da água e dicas de consumo consciente.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu utilizaria o Voki nas aulas de português onde cada aluno contaria sobre o livro que leu e faria a indicação a outros colegas!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Com certeza toda e qualquer atividade proposta de construção de avatares no site da voki chamaria muita a atenção das crianças ou adolescentes, eu sugeriria um trabalho entre professores de duas ou três disciplinas, com o tema "Bullying", ou outro que contemplasse o tema respeito. Poderia ser criado avatares "diferentes" propositalmente e este contaria histórias de preconceito. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Não consegui criar meu avatar, mas entrei no site e achei muito interessante. Parece ser uma ferramenta excelente para trabalhar com os alunos, pois faz parte das preferências dos adolescentes. Como professora, usaria esta ferramenta para trabalhar o gênero "contos mitológicos". Cada aluno criaria um avatar com características próprias das personagens mitológicas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, adorei essa ferramenta do site Voki, usarei primeiramente como uma forma de apresentação dos alunos , com fotos e informações pessoais. Também usando para fazer cotação de histórias, textos e outros. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Os alunos do 2º ano estão criando um bichonário, a ideia seria cada aluno falar de um animal e gravar o som que faz e depois postar no blog da escola.

    ResponderExcluir
  16. Minha sugestão é utilizar a ferramenta do site Voki nas aulas de História para divulgar o resultado de pesquisas realizadas pelos alunos sobre determinado assunto, como por exemplo a Revolução Francesa. Após a pesquisa os alunos criariam o avatar com nomes de personagens históricos caracterizando-os e expondo o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  17. Olá grupo!!
    Eu usaria o Voki como ferramenta de socialização da turma, iniciando com a apresentação individual e depois criando grupos de discussão sobre assuntos relacionados a disciplina desejada, no meu caso Educação Física.

    ResponderExcluir
  18. Eu usaria com turmas de 6º ano criarem a sua biografia (produção textual), depois eles gravariam e o avatar contaria a biografia. Na disciplina de inglês poderíamos criar frases ou pequenos textos e lerem em inglês.

    ResponderExcluir
  19. Usaria a ferramenta em aula de Língua Portuguesa para apresentar ditados populares. Após pesquisa feita na Internet, cada aluno apresentaria o ditado popular escolhido para a turma (3º ano).

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal!
    Como professora de Ciências, eu utilizaria com os educandos para contação de história, pois eles adoram criar e contar as histórias sobre os temas das aulas, como por exemplo o ciclo da água. Como professora da sala de informática pedagógica eu recomendaria às professoras alfabetizadoras.

    ResponderExcluir
  21. Utilizaria a ferramenta para facilitar prática de leitura dos alunos do 5º ano, que muitas vezes não o fazem com fluência, entonação e pontuação correta. A ideia é boa até para nós professores, para uma aula em que outra "pessoa" falaria conosco e explicaria o conteúdo.

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde pessoal! Sou professora de História, então, utilizaria a ferramenta para elaborar a apresentação de um Guia turístico da Muralha da China, que convenceria os turistas a visitarem a Muralha e conhecer a história da China. Para complementar o trabalho os alunos também poderiam estar postando os links para visualização de vídeos sobre a China e a Muralha bem como mapas e imagens complementares.

    ResponderExcluir
  23. Olá, professores das salas de informática pedagógica!

    Viram a "imensidão de possibilidades pedagógicas da ferramenta voki"?
    E olha que não sou eu que estou percebendo o valor do voki...
    Além disso1: é uma ferramenta lúdica, o que atrai ainda mais os estudantes para o aprendizado, não é mesmo?

    Além disso 2: Prova disso é que soube de colegas que me disseram que "deram boas risadas em casa ou na escola" na hora da criação de seu avatar.

    Parabéns a todos que conseguem "ver para além da pura e simples aprendizagem do uso da ferramenta"!

    Um abraço da Formadora Mônica

    ResponderExcluir
  24. Muita ideia bacana!
    Acrescento a minha sugestão de se trabalhar com as turmas de alfabetização onde o aluno deverá recitar textos de memória como parlendas, poesias e músicas. Outra ideia seria os alunos relatarem sobre o que acharam da visita a Feira do Livro por exemplo, podendo ser publicado o Avatar dos alunos no Blog da escola ou no Facebook do aluno como forma de divulgação e estímulo.

    ResponderExcluir
  25. Eu poderia usar a ferramenta para criar um jogo de descoberta, onde os alunos tentariam descobrir as identidades de cada avatar através de dicas...

    ResponderExcluir
  26. Eu poderia usar a ferramenta voki.com para que meus alunos criassem seus avatares e trabalhassem com adivinhações, poderiam ser tbem com situações problemas (desafios)

    ResponderExcluir
  27. Muito boa esta ferramenta!!! Poderemos utilizar para várias atividades... Basta usar a criatividade!!! Mas vai um exemplo: trabalhar comunicação e expressão fazendo que os alunos apresentem um colega, após ser trabalho biografia na disciplina de português - 5º ano.

    ResponderExcluir
  28. Boa ferramenta muito útil para ser utilizada tanto em sala quanto nos blogs das escolas como boas vindas ou até mesmo para explicação de conteúdos...

    ResponderExcluir
  29. Uma ideia é utilizar a ferramenta voke dentro da língua portuguesa com o gênero autobiografia. Criar uma vatar onde ele relatará sua vida: Onde nasceu, o que gosta de fazer, fatos marcantes, etc.

    ResponderExcluir