terça-feira, 1 de outubro de 2013




4ª SEMANA DE CURSO

DE 1º A 09 DE OUTUBRO (A DISTÂNCIA)


Esta semana será mais leve, para dar oportunidade para quem ainda não realizou todas as tarefas/atividades propostas, poder concluí-las e enviá-las à Formadora Mônica.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Esta última semana do Módulo 1, foi pensada a partir da contribuição de todos os cursistas que já haviam enviado a tarefa 6. Trata-se de uma excelente lista de algumas redes de aprendizagem. A todos, muito obrigada pela partilha!!!


UNIDADE 1 - CULTURA MIDIÁTICA E A ESCOLA - Atividade 12 - Navegação em Redes de Aprendizagem, Análise e Indicação aos Colegas de Curso 


Abaixo, compartilho a lista de Redes de Aprendizagem descobertas por meio de pesquisas dos cursistas na internet. Que ela nos sirva de inspiração para criação (futura) de nossas Redes de Aprendizagem!


ANTES DA ATIVIDADE 12, VAMOS AGENDAR O NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO REDES DE APRENDIZAGEM

OFICINA DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÓDULO 1 DO CURSO.

DATA: 10 DE OUTUBRO
LOCAL: PÓLO UAB - PRÉDIO AO LADO DO BANCO DO BRASIL - CENTRO
HORA: 19h
OBSERVAÇÃO: TRAZER UM TEXTO INFORMATIVO (IMPRESSO) DE UM DOS CONTEÚDOS CURRICULARES QUE VOCÊ ENSINARÁ NO 3º TRIMESTRE


TAREFA da última semana do Môdulo 1: Navegar pelas Redes Listadas, analisando suas propostas pedagógicas. Em seguida, vá até o final desta postagem e, clique em COMENTÁRIOS. Neste espaço, faça a indicação de uma das redes, tecendo breve comentário sobre o objetivo da rede escolhida e, em seguida, justifique a sua escolha: Por que escolhi esta Rede de Aprendizagem para indicar para vocês, meus caros colegas de curso?




Aldeia Coworkinghttp://aldeiaco.com.br 

Social Good Brasilhttp://www.sgb.org.br

Festival de Ideiashttp://festivaldeideias.org.br

Rede de doações (vídeo explicativo)  - http://www.doabox.com.br/?video=yes

Sistemas Organizados para a Sustentabilidade  - http://www.sosustentabilidade.org.br/Projetos.aspx?id=5

Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção - http://educap.org.br/



·     



10 comentários:

  1. Oi pessoal,
    fiz algumas pesquisas de links de redes, mas agora quando a professora postou outros links de redes, acabei entrando em quase todos e amei muitos, e agora gostaria de comentar sobre um que não fui eu que achei, mas acabei entrando agora e gostei muito. O eureka, ele traz explicações e auxilia para que o trabalho em rede seja eficiente e de certo, será uma proposta de uso para a minha turma do ano que vem, com certeza. Amei, valeu pessoal, acredito que vocês também tem encontrado e usado muitas ferramentas bacanas.

    ResponderExcluir
  2. Bem...também visitei alguns links indicados por meus colegas, e concordo com a Carolina, o Eureka foi o que mais me chamou atenção, justamente por ser um lugar de aprendizagem conjunta , onde os participantes trocam informações nas salas aos quais estão abertas.Nesse site você também pode deixar suas duvidas e esperar contribuições que amplie seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. O Eureka foi um dos links que visitei e sugeri, gostei bastante do seu modelo de interatividade de fácil compreensão. Imagino que mesmo uma pessoa com pouco conhecimento em informática, graças à sua simplicidade e eficiência, poderia utilizá-lo com ótimos resultados.

    ResponderExcluir
  4. Após navegar pelos links sugeridos optei pelo Cafezinho com leite, o objetivo dessa Rede de Aprendizagem é reunir pessoas em um projeto para discussões, aplicações, pesquisas e publicações sobre Aprendizagem Colaborativa em Rede. Gostei do seu formato de fácil acesso e por isso indico aos colegas de curso.

    ResponderExcluir
  5. O que me chamou a atenção na rede Professores Solidários foi a praticidade que existe para encontrar atividades para as diferentes turmas. Na rede Eureka a atenção que é dada aos usuários com os tutoriais de informação são importantes. Já na Escola de Redes o formato de como interagir é bastante válido.
    Prof. Adilson V. Vieira.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do link Rede Vivo Educação, o qual tem como objetivo conectar pessoas dispostas a discutir e principalmente propor projetos em conjunto em busca de soluções para a educação na sociedade que vivemos hoje. Nele há assuntos que me chamaram a atenção. Tem um formato básico, e pude me localizar rapidamente.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do Comunidadesvirtuais/trabalhos colaborativos em redes, pois ele nos mostra o quanto estamos interligados e que a colaboração de trabalhos em redes, é muito importante para que todos tenham oportunidades de desempenhar seu papel, não só de professor mas de colaborador tanto para o aluno quanto para outros profissionais. Muitos obstáculos ainda se encontram no caminho, mas mais conhecer o caminho das TICs é compartilhar o que já possui.
    O site nos ajuda a compreender um pouco essa dificuldade nas mudanças e os medos dos nossos desejos.

    Professora: Geneci da Silva

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acessei alguns e, caramba! Dá vontade d ficar o dia todo navegando e aprendendo. Gostei muito do Eureka, mas também gostei muito do Festival de Ideias, pois vi nele a possibilidade de colocar em prática muitas das ideias boas que só ficam em nossa mente por falta de dinheiro ou por falta de colaboração mesmo, então recomendo esse. Aproveito também para recomendar o Live Mocha para quem quer aprender uma segunda língua, pois pela interatividade é bem bacana.

    ResponderExcluir
  9. O Festival de Ideias é, na minha opinião, sem dúvida, uma Rede ótima, pois oferece inúmeros materiais, de diferentes autores, com temas relevantes e variados.

    No Portal da Aprendizagem, achei interessante o cunho social em oferecer assistência social a famílias carentes. Segundo o site, "em parceria com outras instituições, governos e iniciativa privada, executa projetos que assegurem à criança e ao adolescente a efetivação do direito à vida, à educação, à saúde, à moradia, ao lazer, à profissionalização e capacitação, ao trabalho, à cultura, à convivência familiar e comunitária." Além disso, mais de 13 mil jovens já foram beneficiados.

    Escola de Redes também é interessante, pois é uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving, o que é fundamental nos dias de hoje que haja acesso às informações e que se espalhe este conhecimento do novo, seja para pais, professores, leigos ou curiosos, afim de se atualizarem com as novas tecnologias.

    A Formação Solidária é de fundamental importância também, por ter como missão possibilitar educação à população de baixa renda, ingresso ao ensino Universitário, sua conclusão e encaminhamento ao mercado de trabalho. Pois, sabemos, hoje em dia é muito difícil, para famílias carentes, conseguirem arcar com as despesas de um Curso Superior. O acesso à educação, que deveria ser um direito, sai caro e muitas vezes se torna um sonho distante, para famílias de baixa renda.

    ResponderExcluir